AÇÃO DA CIDADANIA CONTRA A FOME, A MISÉRIA E PELA VIDA

 

AÇÃO DA CIDADANIA CONTRA A FOME, A MISÉRIA E PELA VIDA

A Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida, foi criada em 1993, na cidade do Rio de Janeiro, a partir de um sonho (que virou realidade) do sociólogo Herbert de Souza, O Betinho, é uma instituição sem fins lucrativos e de utilidade pública nacional, de caráter apartidário, cujo propósito é atuar no desenvolvimento de atividades contra a exclusão social, através da adoção de medidas práticas.

A Ação da Cidadania, conta com uma rede de mais de 2.000 comitês em todo Brasil onde  prioriza o apoio ao desenvolvimento de projetos de geração de empregos e renda, onde também são prioritários os projetos que visam a capacitação de lideranças comunitárias,  estimulando à capacidade de cada cidadão prover seu próprio sustento através da remuneração de seu trabalho. Essa é a nossa luta e  para isso trabalhamos com programas de Capacitação Profissional e Cultural em prol da conquista de uma Cidadania  Plena.

Ao longo desses anos a Ação da Cidadania vem desenvolvendo trabalhos importantes, tais como:
1. NATAL SEM FOME
2. ESPAÇO/CASA DE CONSTRUÇÃO DE CULTURA SANTA TEREZA
3. ARMAZÉM DE CULTURA E CIDADANIA
4. CLICK FOME
5. GRUPO PELA VIDA – AIDS
6. BRASIL SEM FOME
7. RECICLE UMA VIDA
8. CAMPANHA NACIONAL PELO VOTO ÉTICO
9. CURSOS FORMAÇÃO E DE CAPACITAÇÃO PROFISSONAL

AÇÃO DA CIDADANIA – SALVADOR
Em Salvador estamos buscando o apoio das Empresas e Órgãos Governamentais para subsidiarem um espaço onde funcionará a sede da Ação da Cidadania – Comitê Salvador, que chamaremos da CASA da CIDADANIA.

O projeto da  implantação do espaço da Casa da Cidadania será a semente de um projeto que vamos desenvolver em médio prazo, cujo principal objetivo é  estimular e promover a auto-estima das crianças, adolescentes e adultos carentes da nossa cidade, levando-os a re-descobrirem  seus valores, suas potencialidades e suas possibilidades de crescimento em nossa sociedade, através de cursos profissionalizantes voltados para o Turismo e outras atividades, como também para a Arte, nas diversas manifestações da nossa cultura.
NATAL SEM FOME

A campanha Natal Sem Fome foi criada em 1993, pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, através da Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida, também fundada por ele em abril deste mesmo ano.

O Natal Sem Fome tem como primeiro objetivo garantir que as famílias abaixo da linha de pobreza tenham uma refeição digna para comer no dia de Natal. Para isso, a campanha, convoca todos os brasileiros a exercerem a solidariedade através da doação de  alimentos não-perecíveis (arroz, feijão, macarrão, açúcar, farinha, etc).

Nesses 13 anos, o Natal Sem Fome demonstrou ser uma campanha de alcance nacional, capaz de mobilizar a sociedade e motivá-la a combater a fome despertando a opinião pública para encarar um mal que precisa ser extinto urgentemente. Empresas, escolas, governos, artistas, igrejas, enfim, todos os cidadãos que se indignam com a fome e a miséria que assolam este país contribuem  de diversas maneiras para o sucesso da campanha.

O Natal Sem Fome hoje é o projeto de maior visibilidade da Ação da Cidadania e foi a pioneira no Brasil em arrecadação de alimentos, com distribuição de: 30.212 toneladas de alimentos, totalizando 3.021.200 cestas básicas, atendendo 15.106.000 de pessoas em todo país em 13 anos de campanha.
                                                                         
O NATAL SEM FOME EM SALVADOR

Em Salvador começamos timidamente a campanha em 2002, quando foram arrecadados 42t (quarenta e duas toneladas) de alimentos, que foram destinados para 38 instituições (11 Associações comunitárias e 37 Entidades beneficentes).

No ano de 2003, pela primeira vez Salvador participou, desde o dia 19 de outubro, com um evento no Dique do Tororó, quando foi lançada nacionalmente a campanha do NATAL SEM FOME, que é sempre realizado no domingo próximo ao Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, idéia do Betinho de realizar o Lançamento numa data que tem relação com a alimentação.
Em 2003 duplicamos a quantidade de alimentos arrecadados, atingindo 79 toneladas; e de instituições beneficiadas para 90.

 

No ano de 2004 mais uma vez nossa campanha começou desde o seu Lançamento Nacional anual, no dia 17/10, com a realização de um grande evento no Dique do Tororó, onde foram apresentadas diversas atrações como grupos afros, artísticos e culturais de ONGs.
Na Campanha de 2004 na Bahia, conseguimos arrecadar 65  toneladas de alimentos não perecíveis;  que foram distribuídos para cerca de 103 Instituições..
Embora a arrecadação tenha sido inferior a de 2003, e apesar de todas as dificuldades encontradas, consideramos nossa Campanha um sucesso, visto que ampliamos as parcerias e apoios

NATAL SEM FOME 2005

Em 2005 pelo terceiro ano consecutivo  a nossa campanha começou no seu Lançamento Nacional, no dia 16/10, no Dia Mundial da Alimentação uma data que tem tudo a ver com nossa campanha. Realizamos  um grande evento que mais uma vez aconteceu no Dique do Tororó, onde foram apresentadas diversas atrações como grupos afros, artísticos e culturais de ONGs, além de apresentação de capoeira, Hip-Hop, Rap, Dj´s e grafitagem, e as participações especiais de Luiz Caldas, Armandinho, Paulinho Boca de Cantor, Geronimo, Márcia Short, Cortejo Afro, Nikima e Daniela Firpo, que se  apresentaram  gratuitamente dando exemplo de cidadania e solidariedade incentivando e mobilizando assim a população baiana a lutar contra a fome.

A terceira edição da campanha Natal sem Fome na Bahia foi encerrada com êxito, fomos o único estado a superar as arrecadações dos anos anteriores, nesse ano de 2005 houve uma redução em todos os outros estados. Arrecadamos 157 toneladas de alimentos (sendo quase o mesmo total de 2002, 2003 e 2004 = 186 t.). O alcance dessa expressiva quantidade de alimentos só foi possível com a participação da população e dos parceiros da campanha.

A população contribuiu como sempre, contando mais uma vez com a participação da nossa sociedade, que vem  se conscientizando e participando da campanha com mais empenho e criatividade. A cada ano o empresariado vem ampliando sua participação nessa rede de solidariedade, exercendo assim a  responsabilidade social empresarial de uma forma  mais efetiva e solidária.
 
Todos os alimentos arrecadados pela campanha Natal sem Fome em nossa cidade pelo Comitê Salvador, são entregues a Associações e Entidades devidamente pesquisadas para verificação da idoneidade dos seus trabalhos, mediante recibos e do compromisso de apresentarem relatórios de como foi feito o uso dos alimentos.

Foram atendidas algumas das principais Entidades Beneficente de Salvador, alem de Associações de Moradores, Igrejas Católicas e Evangélicas, Centros Espíritas e Terreiros de Candomblé. Entre elas destacamos : Irmã Dulce, Mansão do Caminho, Martagão Gesteira,  Cidade da Luz, NASPEC, entre outros.

Sentimos que a cada ano que passa o Natal sem Fome em Salvador ganha mais projeção e reconhecimento, e hoje é um sucesso em nossa cidade, visto que ampliamos as parcerias e apoios, além do fato da continuidade pelo terceiro ano consecutivo ajudar a consolidar de vez a campanha em nossa cidade.

Esse  sucesso é de todos nós, pois este trabalho é contínuo e vem crescendo a cada ano.  As empresas e a população estão se conscientizando e participando da campanha com mais empenho e criatividade. Conseguimos realizar o Natal sem Fome 2005 com muito esforço, sempre contando com os importantes apoios de nossos parceiros.

Sabemos que ainda temos muito que realizar, e se faz necessário um trabalho mais estruturado e com as condições básicas que  a importante campanha do Natal sem Fome  merece.

Para o ano de 2006 pretendemos  passar da marca de 200 toneladas de alimentos arrecadados, para tanto, iniciamos nossos trabalhos a partir de março, retomando os contatos feitos com nossos parceiros da campanha passada e ampliando em muito as novas parcerias.

Para tanto contaremos com a participação de diversas Empresas, Igrejas, Terreiros, Órgãos Governamentais, ONGS, Blocos Afros,  Associações de moradores, Instituições Beneficentes, Artistas e demais personalidades baianas.

Lembramos que toda e qualquer participação é importante, independente da quantidade doada ou da ação realizada, pois para a Ação da Cidadania o objetivo da campanha não é apenas arrecadar e distribuir alimentos, é também mobilizar e conscientizar a sociedade de sua responsabilidade, para  transformar a situação de miséria em que vivem mais de 50 milhões de brasileiros, cerca de 30% da população do país.

Temos a certeza de sempre podermos contar com  o apoio  popular e das empresas, para que possamos juntos continuar realizando o projeto Natal sem Fome, cujo objetivo principal é garantir que as famílias carentes tenham uma refeição digna para comer, ao menos, no dia de Natal. Esse era o sonho do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, que criou uma campanha de alcance nacional, capaz de mobilizar toda sociedade brasileira para lutar contra a Fome.

Em nome de toda  população carente de Salvador, que  recebem os alimentos arrecadados com o Natal sem Fome, no nome do saudoso Betinho e  da Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida – Comitê Salvador, o nosso mais profundo agradecimento ao apoio e  colaboração da população e das Empresas de Salvador para com a nossa campanha.

EVENTOS

A realização de Eventos é de grande importância para divulgação da campanha e arrecadação de alimentos, por isso cada ano que passa é importante intensificar a promoção dos Eventos, para cada vez mais o Natal sem Fome ganhar maior reconhecimento da população e das empresas da nossa cidade.

Desde o ano de  2003, quando da inicio de suas atividades,  a Ação da Cidadania – Comitê Salvador, vem realizando diversos eventos: Musicais, Esportivos e Sociais.

EVENTOS CONSOLIDADOS

Em 2005, Salvador consolidou de vez a campanha Natal sem Fome. A Ação da Cidadania – Comitê Salvador promovendo quatro grandes eventos pelo terceiro ano consecutivo que tiveram sucesso e já fazem parte do calendário de eventos sociais de Salvador, que muito ajudam na divulgação e na participação do publico na campanha do Natal sem Fome:

• LANÇAMENTO NACIONAL DO NATAL SEM FOME
     2003, 2004 E 2005

• ANIVERSARIO DO BETINHO
     2003, 2004 E 2005

• ARTE CONTRA A FOME 
    2003, 2004 E 2005

• CAMINHADA CONTRA A FOME
     2003, 2004 E 2004

Além Desses quatros eventos, que se tornaram  sucesso e fazem parte do calendário de eventos Sociais de Salvador, a Ação da Cidadania promoveu mais dois  importantes Projetos:

• BAHA HYPE –  FEIRA MIX SOCÍO CULTURAL –  2004.

• TROFÉU BETINHO DE CIDADANIA – 2005

EVENTOS PARA 2006

TROFÉU BETINHO DE CIDADANIA
 
A Ação da Cidadania Contra a Fome,  a Miséria e Pela Vida – Comitê Salvador, seguindo seu  propósito de  incentivar e atuar no desenvolvimento de atividades contra a exclusão social, instituiu o TROFÉU BETINHO DE CIDADANIA  que será entregue para Empresas, Secretarias de Governo, ONGS e Pessoas que se destacaram e aturam com Responsabilidade Social na nossa cidade, como uma forma de reconhecimento pelo relevante e importante trabalho Social.

Ao mesmo tempo estaremos contribuindo para divulgação dos exemplos dessas ações, sensibilizando e estimulando outras instituições, que ainda não realizaram trabalhos no âmbito social, a participarem dessa verdadeira revolução cívica. 

Estaremos  realizando o Arte contra a Fome 4, um Leilão com quadros de renomados artistas plásticos Baianos, que serão doados para serem revertidos em prol  da  campanha Natal sem Fome.

A primeira edição do Troféu Betinho de Cidadania aconteceu no dia 28 de  setembro de 2005, no Trapiche Eventos. Onde foram premiadas as seguintes organizações em suas respectivas categorias:
Empresa: Fundação Odebrecht
ONG: Obras Sociais Irmã Dulce
Comunicação: Rede Social da Rede Bahia
Órgão Governamental: Governo do Estado
Incentivo: Prefeitura da Cidade de Salvador

A partir de 2006 realizaremos as próximas edições no dia do aniversario de Betinho, 3 de novembro,  onde prestaremos a devida Homenagem a esse grande Brasileiro que plantou a semente da Cidadania em nosso país

O Troféu Betinho de Cidadania servirá como referência  de ações com responsabilidade social praticadas em nossa cidade e incentivará as Instituições a desenvolverem projetos que levem as comunidades carentes redescobrirem seus valores, potencialidades e  possibilidades de crescimento em nossa sociedade, preparando-os para um futuro com maiores perspectivas.

 

LANÇAMENTO NACIONAL DA CAMPANHA NATAL SEM FOME 2006

A Ação da Cidadania Contra a Fome a Miséria e Pela Vida, instituição criada em 1993, pelo sociólogo Herbert de Souza, Betinho, lançará nacionalmente no dia 15 de outubro a  campanha NATAL SEM FOME 2004, na sua décima quarta edição nacional e quarta em Salvador. Esse ano,  a data do lançamento Nacional da campanha será no dia 15 de outubro,  um dia antes do Dia Mundial da Alimentação uma data que tem tudo a ver com nossa campanha.

Em Salvador realizaremos pelo quarto ano consecutivo o lançamento da campanha  Natal sem Fome  no Dique do Tororo; contaremos  com a apresentação de diversas atrações, como grupos afros, grupos artísticos e culturais de ONGs, além de apresentação de capoeira, Hip-Hop, Rap, Dj´s e grafitagem, e as participações especiais de artistas consagrados que já participaram em outros anos, como Luiz Caldas, Armandinho, Paulinho Boca de Cantor, Márcia Short, Daniela Firpo, Cortejo Afro e Nikima e que se  apresentaram  gratuitamente, dando exemplo de cidadania e solidariedade incentivando e mobilizando assim a população baiana a lutar contra a fome.

Teremos a participação de Secretarias e Instituições Sociais, Ongs, Associações de Moradores, SESC, SESI, UNESCO.

Estaremos recebendo da população as primeiras doações de 2006.
As Empresas que nos apóiam, também iniciarão suas doações, levando alimentos para o Evento.

ANIVERSARIO DO BETINHO – DIA DO QUILO 3 de Novembro

No dia 3 de novembro acontece o Dia do Quilo em comemoração ao aniversario do Betinho. Em todo Brasil teremos postos de coletas de alimentos nas principais ruas/praças das cidades.

Em Salvador, também pelo quarto ano consecutivo, instalaremos um Stand na Praça do Campo Grande, alem de colocarmos voluntários nos Super Mercados Bom Preço, onde  arrecadaremos alimentos e divulgaremos a campanha.

Queremos instituir essa data em Salvador como o dia de Doação de Alimentos, uma homenagem a Betinho, esse ilustre brasileiro, que plantou varias sementes de cidadania no país.

CAMINHADA CONTRA A FOME

A Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida – Comitê Salvador, promove  a  Caminhada Nacional Contra a Fome – 4, que será  realizada no dia 10 de dezembro de 2006.  Esse evento ocorrerá nas principais cidades brasileiras. O percurso é  de aproximadamente 5 Km, saindo as 8 horas do Jardim dos Namorados, seguindo pela orla   até o Aero Clube.

O principal objetivo da caminhada é colocar nesse dia nas ruas, uma multidão de brasileiros, entre famosos, anônimos, atletas ou apenas cidadãos caminhando contra a fome e em busca de seus direitos. Despertando a cidadania e a solidariedade, mobilizando a sociedade para trabalhar contra a miséria e criar um Brasil sem Fome. Por que "quem tem fome tem pressa".

A Caminhada Nacional contra a Fome 4  em Salvador terá mais um vez o  apoio da Federação dos Bandeirantes, da Conder e da Prefeitura da Cidade de Salvador através da SEDS, SMEL, SESM, SESP, LIMPURB, SET, SUMAC.
Da Policia Militar da Bahia, COORDOP, CPC, Esq. Águia.

BAHIA HYPE  = FEIRA MIX – SOCIO CULTURAL

O evento consiste na criação de um espaço  com Stands de Associações Sociais, ONGS, Grupos Ecológicos, Secretarias Sociais e empresas que atuam com Responsabilidade Social. Organizações que trabalham em prol de uma cidadania plena e contra a exclusão social, onde estarão divulgando campanhas de caráter social, educacional, cultural, programas e projetos que visem a geração de emprego e renda, objetivando a melhoria da qualidade de vida da população excluída, estimulando e promovendo a auto-estima dos moradores carentes da nossa cidade.

Ao mesmo tempo teremos um espaço alternativo proporcionando ao público consumidor o que existe de melhor, na cena criativa baiana, apresentando os artistas nos seus principais segmentos: Moda com maior destaque, Arte, Decoração, Paisagismo, Gastronomia, Cultura e Variedades. Todos que trabalham com criação e sentem dificuldade de um local para expor, divulgar e vender seus produtos.

A primeira edição da Bahia Hype aconteceu nos dias  8, 9 e 10 de outubro de  2004 na Associação Atlética da Bahia na Barra, tivemos a participação de 42 expositores. A bilheteria foi dividida entre a Ação da Cidadania e as Obras Sociais Irmã Dulce, gerando R$ 1.000,00 para cada entidade. A Feira terá continuidade durante o ano de 2006 em edições mensais, a partir de agosto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: